domingo, 8 de abril de 2012

"FELIZ DIA DE PÁSCOA"!!! - Tao - Meditações Diárias (Deng Ming Dao) "DEFESA" AIKIDO com demo do Sensei Sugano e do Sensei Yamada...

33. DEFESA


Os demónios que entram no seu círculo
devem ser expulsos.


Não importa em que mundo penetremos - empresa, escola, templo, prisão ou ruas - há um submundo habitado por demónios. São as pessoas avarentas, agressivas, sádicas e cínicas. Elas não se aproveitam apenas dos outros sem remorsos, como também se deliciam com isso. Têm prazer com o sofrimento alheio.
Não é possível explicar por quê. O fato existe, sem nenhum significado metafísico nem outras ramificações. Não é karma, não é destino. Se essas pessoas decidirem atacar-nos, isso será imprevisível. Ou lutamos ou somos exterminados.
A compaixão e a humildade podem estar entre as virtudes humanas mais valiosas, mas são inúteis no conflito. Uma bela estátua de ouro do nosso Deus mais adorado é um tesouro, mas não a usaríamos como arma. A virtude deve ser valorizada no contexto adequado; numa batalha apenas uma arma servirá.
Quer se trate de um ataque físico - assalto, estupro, assassinato - quer se trate de um ataque mental - intrigas em negócios ou abuso emocional - devemos estar preparados. É melhor preparar-nos para o conflito aprendendo tanta autodefesa quanto possível. Não nos tornaremos em valentões nem em monstros, mas aprenderemos que podemos reagir em qualquer situação. Se nunca formos atacados, isso será maravilhoso. O treino, ainda assim irá ajudar-nos a resolver os nossos medos, inibições e angústias. Em caso de conflito, ninguém, nem mesmo um veterano terá alguma vez a certeza de sair vivo de um confronto. Mas decide continuar a dar a si mesmo uma chance de luta. Isso, em si, já é um triunfo sobre o mal.
(continua amanhã...34. ENVOLVIMENTO)

Sem comentários: