terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PRESSUPOSTOS da PNL(Programação NeuroLinguística) Aplicados em ambiente escolar (5)." Todas as pessoas têm todos os recursos internos que precisam."com música de Marcin Waslewski "Diamonds and pearls"

5) Todas as pessoas têm todos os recursos internos que precisam. (não há pessoas sem recursos, há pessoas que ainda não empregam os seus recursos)
Podemos dizer que a PNL é sobretudo uma estrutura positiva de ideias, critérios, técnicas e filosofias. No cerne destas ideias existe uma convicção de que se alguém pode fazer alguma coisa, todos podemos fazê-lo, se nos dispusermos a usar as mesmas estratégias que ela usa. De certo modo é apenas investigar como alguém chega a determinados resultados e cumprir com todos os passos até chegar ao mesmo resultado. Claro, às vezes não é assim tão fácil porque a diferença que faz a diferença pode ser muito subtil e é preciso ter ferramentas específicas para investigar algumas capacidades inconscientes por vezes pela própria pessoa: como pensa, imagens internas, como fala, como respira, a postura, os valores e crenças etc. Na PNL temos ferramentas e estratégias específicas para ir mais fundo nesta investigação. Aliás, a PNL surgiu a partir da modelagem de pessoas altamente competentes em diferentes áreas. E claro, todos nós temos a possibilidade de controlar o nosso pensamento e as nossas ações.

(continua...)

Sem comentários: