quinta-feira, 18 de abril de 2013

A aprendizagem na vida intrauterina: Os Valores "CLIQUE AQUI"


A aprendizagem na vida intrauterina e os valores 



As experiências pré-natais e o nascimento constituem os fundamentos da personalidade humana. Tudo aquilo em que nos convertemos ou que esperamos converter-nos, as nossas relações connosco próprios, com os nossos pais e os nossos amigos estão influídos pela nossa experiência nesses dois momentos. Podemos afirmar agora que o nascimento e a nossa vida pré-natal são das experiências mais profundas que atravessámos. Os jogos que praticamos ou gostamos agora e inclusivamente os nossos interesses sexuais, estão de alguma maneira, relacionados com o esses dois aspetos da nossa vida. 



Na PNL, consideramos que no mínimo a partir do momento da conceção se inicia o processo de aprendizagem e inclusivamente a 1ª etapa da formação dos nossos valores, (0 aos 3 anos). Isto pode querer dizer que ainda queremos muitas coisas sem saber bem porquê as queremos, já que na realidade estão a um nível mais profundo do qual não somos ainda conscientes. Podemos dizer que esses valores foram implantados/emprestados pelos nossos pais e que ainda podem ter um imenso significado para nós. 

Mas será que ainda nos são úteis? Uma coisa é certa no processo de auto conhecimento é essencial investigar os nossos valores pois são eles que sustentam a nossa identidade. 

Quanto à utilidade, imagine-se a fazer uma expedição à África profunda, e que se perdeu do seu grupo. Continua com a sua carteira com dinheiro e cartões de crédito, mas sem água nem alimentos. Encontrou uma tribo muito primitiva e pretende usar o seu dinheiro ou cartão de crédito (valores). Por gestos e palavras tenta convencer aquela tribo dos “valores” que transporta consigo para negociar o que precisa. A situação tornou-se um problema porque a moeda de troca (valor) da tribo eram conchinhas. 


E se os valores são o motor das nossas vidas, quais são aqueles que são essenciais para mim? Aqueles, que quando os realizo, me sinto preenchido? 

E quais são aqueles que continuo a tentar realizar e que parece que não têm nada a ver comigo? E que quando os realizo, não me reconheço, não me identifico? 

Portanto, é fundamental reconhecer os seus valores, não acha? 

(continua)


Para investigar os seus valores proponho-lhe fazer coaching individual ou em grupo.
Contate-me: 244 04 2010 / 91 788 70 86 ippnl.pt@gmail.com


Sem comentários: