quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SÓ PARA MORTAIS (10/15): As situações inacabadas mostram-nos os nossos caminhos de libertação. Transformemos as nossas situações inacabadas num motor evolutivo!


Ao chegar a este estado, já é tempo de encontrar a boa notícia deste assunto: as tarefas ou situações inacabadas podem ser metamorfoseadas ou transmutadas em motores de mudança e de evolução. Segundo Danièle Faumenbaum, ginecóloga, acupunctora e autora dum livro Femme désirée, femme désirante, que se sente «ao mesmo tempo taoista e talmúdica», mostra aqui a sua análise de como e em que condições esta metamorfose pode acontecer.
«Tomemos primeiro consciência de que as nossas tarefas diárias quotidianas são, essencialmente, repetições. A cada um as suas. Para um, será a sua contabilidade que nunca está ao dia. Para outro, a desejada inscrição num ginásio continuamente adiada. Para outros, a casa eternamente desarrumada ou também a negligência no cuidado da saúde, a visita ao dentista, ao dermatologista ou ao oftalmologista continuamente adiadas, etc. Quando se tornam obsessivas, estas recorrências chamam-se simplesmente neuroses. As neuroses são muitas vezes “fidelidades”, ligações a uma personificação, a uma linhagem: eu sou desordenado como a minha mãe e a minha avó, etc. Isso pode assombrar-nos, perturbar-nos, culpabilizar-nos ou envergonhar-nos. Mas a perturbação, a culpabilidade ou a vergonha são cenários que nos impedem de ver a raiz do problema. Tenho vergonha das minhas tarefas inacabadas, no entanto, não mudo. Passando os limites, isto pode adoecer-me ou até matar-me. E seria verdadeiramente uma pena, porque na realidade, os nossos assuntos inacabados indicam-nos o caminho da revelação das nossas negações. São setas indicadoras que apontam em direção daquilo que é preciso concertar em nós para que nos sintamos melhor. E quais são as condições?
(continua amanhã...)

PNL António Vieira 
COACHING/Formação  
Leiria / Fátima / Castelo Branco / Lisboa / Porto / Faro (individual/Casal ou Grupo)
contatos: 244 04 2010 / 91 788 70 86

Sem comentários: