sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ensinar é aprender e integrar. - Aprendizagem e mudança (3)


Experimentaram-se metodologias, algumas psicológicas e outras físicas. Uma das abordagens mais conhecida é o condicionamento operante, criado pelo escritor e psicólogo Burrhus F. Skinner que que procura condicionar as pessoas, recompensando-as pelo comportamento positivo (cenoura) e reforçar negativamente o mau comportamento (chicote). Por exemplo, dar um cigarro aos fumadores e a seguir provocar-lhes um choque elétrico. O problema reside no facto de que a maioria das pessoas que fuma há algum tempo sabe que fumar é mau para a sua saúde. E podem até saber porquê e quando começaram a fumar – para parecerem fixes ao pé dos amigos que já fumavam ou para ultrapassarem algum tipo de ansiedade ou até para evitarem comer demasiado –, mas mesmo sabendo tudo isto não pararam de fumar.
Muitas pessoas também sabem porque é que têm medos, no entanto esse conhecimento não as alivia das consequências e mal-estar produto desses medos. O consumo de produtos ou drogas para controlar os medos e a ansiedade podem ajudar a descontrair um pouco mas não resolvem o problema e até podem dar origem a um problema maior.
Assim, algumas pessoas, acostumam-se a viver com o medo, como se não fosse possível viver de outro modo. De certa forma aprenderam um tipo de comportamento destrutivo. Destroem a sua qualidade de vida. Acabam com a sua liberdade e adiam o seu pleno potencial e a oportunidade de viver numa sociedade livre. Quando vivemos demasiado tempo condicionados pelo medo este tem tendência a generalizar-se por muitas áreas da nossa vida. Podemos ter medo de encontrar-nos com pessoas, medo de namorar, medo de trabalhar e, portanto, medo de nos lançarmos na aventura da nossa realização pessoal.(continua)
PNL - Cuso Básico (16 horas) : É já no próximo fim de semana 23 e 24 de Maio nas Caldas da Rainha (Ainda temos 2 vagas)
PNL - Cuso Básico (16 horas) Leiria: 6 e 7 de Junho (Ainda temos vagas)
+info|prog|conteúdos: 

http://ippnl2.blogspot.pt/p/curso-basico-pnl-16-horas.html

Practitioner PNL com certificação (140 horas)
Fátima | Leiria 13|14 de Junho | 20|21 Junho
+info|prog|conteúdos: 

Sem comentários: